COPA JOVEM DE FUTSAL 2009
ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA
CANTAGALO, PAVÃO/PAVÃOZINHO
CATEGORIAS INFANTIL E JUVENIL
REGULAMENTO
Título I – Do Torneio
Art. 1o .Esse regulamento é o conjunto das disposições que regem as competições da Copa Jovem de Futsal 2009 do Espaço Criança Esperança Cantagalo, Pavão/Pavãozinho
Art. 2o – A Copa tem por finalidade estimular a integração, a organização de crianças, adolescentes e jovens, bem como, disseminar os valores esportivos de cidadania e de paz.
Art. 3o.- Copa Jovem de Futsal 2009, será organizada pela Coordenação do Espaço Criança Esperança, através da Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009, composta pelo professor Antonio, Assistente de Produção de Evento , Adailton.
Art. 4o.- A Copa será realizada em duas categorias, divididas por faixa etária, considerando o ano de nascimento: Infantil de 12 à 14 anos (nascidos em 95, 96 e 97) e Juvenil de 19 à 29 anos (nascidos em 90, 89, 88, 87, 86, 85 e 84, 83, 82, 81, 80).
Título II – Da Modalidade
Art. 6º - Será disputada a modalidade de futsal permitindo a participação de equipes mistas (masculina e feminina)
Título III – Da Forma de Disputa
Art 7º - Será disputada pelas equipes inscritas em cada categoria (Infantil e Juvenil), dependendo do número de inscritos poderão ser divididas em chave única (todos contra todos) ou chaves, a ser resolvido pela organização do torneio, após o conhecimento do número de inscritos, com jogos semi-finais e finais em rodada dupla (ida e volta), em dois turnos.
Parágrafo Primeiro – Fase Classificatória - jogam todos contra todos, em caso de chave única, classificam-se os quatro primeiros para a fase Semi-final. Caso a disputa sejam em duas chaves, classificam-se os dois primeiros de cada chave para a fase semi-final. Em Caso de empate por pontos, seguirá os seguintes critérios para a classificação:
1- saldo de gols; 2- gols a favor; 3- gols contra.
Parágrafo Segundo – Fase Semi-final – será disputada de forma inversa a classificação (ex. 1º lugar contra 4º lugar e 2º lugar contra 3º lugar), em rodada dupla (de ida e volta). Classificando, para a fase final, os vencedores, para a disputa de 1º e 2º lugares e os perdedores para a disputa de 3º e 4º lugares
Observação: As equipes que terminarem a 1º fase com melhor classificação no grupo, levam a vantagem do empate na fase de Semi-final.
Parágrafo Terceiro – Fase Final – Terão duas disputas, uma de 1º e 2º lugares e outra de 3º e 4º lugares, que serão disputadas em duas partidas (ida e volta)
Observação: não haverá vantagem de empate na fase final, caso ocorra a decisão será por pênaltis, com 4 cobranças alternadas para cada equipe.
OBSERVAÇÃO: a forma de disputa poderá ser alterada em função do número de equipes inscritas em cada categoria, podendo haver formas de disputas diferentes entre as categorias.
A definição final da forma de disputa caberá a Coordenação Geral da Copa Jovem de Futsal 2009, sendo os participantes informados no Congresso Técnico.
Título IV – Da Participação
Art. 8o – Poderá participar qualquer equipe organizada, desde que os participantes sejam moradores das comunidades Cantagalo, Pavão/Pavãozinho ou alunos do Espaço Criança Esperança, na faixa etária estabelecida para cada categoria, tendo por base o ano de nascimento.
Parágrafo único – Em caso de questionamento o atleta deverá apresentar um comprovante de residência ou conta de luz, sob pena de eliminação do atleta do torneio.
Art. 9o.- O responsável e/ou técnico de cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, o mínimo de 12 (doze anos), devendo apresentar , caso solicitado pela Coordenação Geral, uma xerox do documento de identidade.
Art 10º. – As equipes, durante o Torneio, poderão mudar de responsáveis, ou de técnicos, desde que seja feita a comunicação a Coordenação Geral, e sejam respeitadas as exigências do Art 9º.
Art. 11o.- Cada participante, só poderá integrar uma única equipe, e de uma única categoria, durante todo o torneio
Art. 12º - Não Será permitida a troca de jogadores entre equipes
Art. 13o.- Cada time deverá se apresentar com seu próprio uniforme ou utilizar o colete do Espaço Criança Esperança
Art. 14o.- Um atleta poderá ser incluído na equipe durante a competição, desde que a relação de atletas esteja incompleta.
Parágrafo Primeiro – Não poderá haver qualquer tipo de alusão político-partidária nos uniformes dos atletas e demais componentes. Nem mesmo nome de pessoas, mas tão somente de empresas ou instituições legalmente constituídas.
Parágrafo Segundo – A escolha do nome da equipe é livre excetuando-se nomes que incitem a violência, atentatórios aos direitos humanos, de conteúdo discriminatório racial, social, religioso ou político, bem como aqueles que violem a legislação vigente.
Título V – Das Inscrições
Art. 15º - As inscrições serão realizadas do dia 04/03 ao dia 16/03 na Coordenação do Espaço Criança Esperança com o professor Antonio ou Adailton,.
Art. 16º - A inscrição deverá ser efetuada pela equipe, com a respectiva assinatura do responsável pela equipe, que será inscrito como tal junto a organização da Copa Jovem de Futsal 2009.
Art. 17º - No dia do Congresso Técnico (dia 23/03 às 18h) o responsável receberá a relação nominal de atletas que deverá ser entregue, devidamente preenchida no dia do primeiro jogo.
Parágrafo Primeiro - Os participantes da Copa Jovem de Futsal 2009, autorizam a veiculação de sua imagem nos meios de comunicação
Título VI – Dos Documentos
Art. 18º - As equipes deverão apresentar documento que comprove a identidade de cada jogador, que ficará registrado na relação nominal, como liberado para jogo.
Parágrafo Primeiro – Os documentos apresentados na Copa anterior, sob a guarda da Coordenação do Torneio, valerão para esta Copa.
Art. 19º - A Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009, caberá o controle dos documentos de atleta e do responsável das equipes. Só poderão jogar os atletas que apresentarem os documentos exigidos, antes da 1º partida em que atuarem .
Título VI – Das Especificações Técnicas
Art 20° - Os jogos serão disputados segundo as regras do desporto (futsal), salvo as modificações determinadas neste regulamento.
Art.21° - Os jogos terão a seguinte duração: Categoria Infantil – 2 tempos de 15 min. corridos, só parando o cronômetro em pedido de tempo das equipes ou do juiz. Categoria Juvenil – 2 tempos de 20 min. corridos, só parando o cronômetro em pedido de tempo das equipes ou do juiz
Art. 22º - As equipes tem a obrigação de fornecer a numeração dos uniformes antes de cada jogo. Em caso de troca o jogador deverá se apresentar a mesa antes de entrar em quadra, comunicando a troca, sob pena de receber um cartão amarelo (caso não comunique a troca).
Art. 23º - A equipe que se apresentar a mesa de jogo, devidamente uniformizada, até o horário estabelecido na tabela ganhará 1 (um) ponto extra.
Art. 24º - A equipe que não se apresentar em condições de iniciar a partida até 10 minutos após o horário de seu jogo na tabela, sofrerá W x O , perdendo com placar de 3x0.
Art. 25º - Nenhum jogador ou responsável expulso ou suspenso de uma partida poderá permanecer no banco da equipe durante o jogo.
Art. 26º - As equipes tem o direito de pedir 1 tempo técnico a cada meio tempo de jogo.
Art. 27º - Um atleta com idade de uma determinada categoria, poderá participar da categoria imediatamente acima da sua, não sendo permitido, em hipótese nenhuma, jogar na categoria inferior (ex. jogador infantil pode jogar no infanto, mas jogador do infanto não pode jogar no infantil)
Título VII – Da Arbitragem
Art. 28º - A arbitragem será feita por pessoas indicadas pela Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009 do Espaço Criança Esperança Cantagalo, Pavão/Pavãozinho,
Art. 29o – Não cabe veto a arbitragem por parte das equipes.
Título VIII – Código Disciplinar e Penalidades
Art. 30o.- O Código Disciplinar é o conjunto de penalidades a serem aplicadas, a partir das seguintes atitudes registradas em súmula:
· Expulsão em situação de jogo, conforme as regras do futsal, com cartão vermelho – suspensão automática de 1 jogo
· Expulsão por agressão física – suspensão mínima de 3 jogos e máxima de exclusão do torneio, conforme decisão da Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009
· Agressão física aos árbitros ou mesários - exclusão do torneio
· Agressão verbal a outro atleta ou aos árbitros – suspensão de 1 a 3 jogos, conforme decisão da Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009.
· Atos de Indisciplina Contra o patrimônio – mínimo de 2 jogos e máximo exclusão do torneio, podendo variar conforme julgamento da organização.
· Atraso da equipe superior a 10 minutos – perda da partida por W x O (derrota por 3x0)
Art. 31º - Todas as pessoas envolvidas no torneio obrigar-se-ão a respeitar princípios esportivos estabelecidos pela respectiva regra desportiva em vigor, bem como as normas disciplinares deste regulamento, podendo ser desclassificada automaticamente a equipe que infringir qualquer item do regulamento.
Art. 32º - Não cabe recurso contra as decisões da Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009.
Art. 33º - Em caso de denúncia contra as normas estabelecidas, cabe ao denunciante apresentar as provas a Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009, no prazo de 48 horas após o registro, cabendo a Comissão de Organização a forma de punição.
Título IX – Das Premiações
Art. 34º - Serão premiadas com medalhas e troféus as equipes que obtiverem a 1ª colocação, 2ª colocação e 3º colocação, em cada categoria, na Copa Jovem de Futsal 2009 do Espaço Criança Esperança Cantagalo, Pavão/Pavãozinho.
Título X – Disposições Finais
Art. 35º - Os casos duvidosos ou omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da Copa Jovem 2009.
ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA
CANTAGALO, PAVÃO/PAVÃOZINHO
CATEGORIAS INFANTIL E JUVENIL
REGULAMENTO
Título I – Do Torneio
Art. 1o .Esse regulamento é o conjunto das disposições que regem as competições da Copa Jovem de Futsal 2009 do Espaço Criança Esperança Cantagalo, Pavão/Pavãozinho
Art. 2o – A Copa tem por finalidade estimular a integração, a organização de crianças, adolescentes e jovens, bem como, disseminar os valores esportivos de cidadania e de paz.
Art. 3o.- Copa Jovem de Futsal 2009, será organizada pela Coordenação do Espaço Criança Esperança, através da Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009, composta pelo professor Antonio, Assistente de Produção de Evento , Adailton.
Art. 4o.- A Copa será realizada em duas categorias, divididas por faixa etária, considerando o ano de nascimento: Infantil de 12 à 14 anos (nascidos em 95, 96 e 97) e Juvenil de 19 à 29 anos (nascidos em 90, 89, 88, 87, 86, 85 e 84, 83, 82, 81, 80).
Título II – Da Modalidade
Art. 6º - Será disputada a modalidade de futsal permitindo a participação de equipes mistas (masculina e feminina)
Título III – Da Forma de Disputa
Art 7º - Será disputada pelas equipes inscritas em cada categoria (Infantil e Juvenil), dependendo do número de inscritos poderão ser divididas em chave única (todos contra todos) ou chaves, a ser resolvido pela organização do torneio, após o conhecimento do número de inscritos, com jogos semi-finais e finais em rodada dupla (ida e volta), em dois turnos.
Parágrafo Primeiro – Fase Classificatória - jogam todos contra todos, em caso de chave única, classificam-se os quatro primeiros para a fase Semi-final. Caso a disputa sejam em duas chaves, classificam-se os dois primeiros de cada chave para a fase semi-final. Em Caso de empate por pontos, seguirá os seguintes critérios para a classificação:
1- saldo de gols; 2- gols a favor; 3- gols contra.
Parágrafo Segundo – Fase Semi-final – será disputada de forma inversa a classificação (ex. 1º lugar contra 4º lugar e 2º lugar contra 3º lugar), em rodada dupla (de ida e volta). Classificando, para a fase final, os vencedores, para a disputa de 1º e 2º lugares e os perdedores para a disputa de 3º e 4º lugares
Observação: As equipes que terminarem a 1º fase com melhor classificação no grupo, levam a vantagem do empate na fase de Semi-final.
Parágrafo Terceiro – Fase Final – Terão duas disputas, uma de 1º e 2º lugares e outra de 3º e 4º lugares, que serão disputadas em duas partidas (ida e volta)
Observação: não haverá vantagem de empate na fase final, caso ocorra a decisão será por pênaltis, com 4 cobranças alternadas para cada equipe.
OBSERVAÇÃO: a forma de disputa poderá ser alterada em função do número de equipes inscritas em cada categoria, podendo haver formas de disputas diferentes entre as categorias.
A definição final da forma de disputa caberá a Coordenação Geral da Copa Jovem de Futsal 2009, sendo os participantes informados no Congresso Técnico.
Título IV – Da Participação
Art. 8o – Poderá participar qualquer equipe organizada, desde que os participantes sejam moradores das comunidades Cantagalo, Pavão/Pavãozinho ou alunos do Espaço Criança Esperança, na faixa etária estabelecida para cada categoria, tendo por base o ano de nascimento.
Parágrafo único – Em caso de questionamento o atleta deverá apresentar um comprovante de residência ou conta de luz, sob pena de eliminação do atleta do torneio.
Art. 9o.- O responsável e/ou técnico de cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, o mínimo de 12 (doze anos), devendo apresentar , caso solicitado pela Coordenação Geral, uma xerox do documento de identidade.
Art 10º. – As equipes, durante o Torneio, poderão mudar de responsáveis, ou de técnicos, desde que seja feita a comunicação a Coordenação Geral, e sejam respeitadas as exigências do Art 9º.
Art. 11o.- Cada participante, só poderá integrar uma única equipe, e de uma única categoria, durante todo o torneio
Art. 12º - Não Será permitida a troca de jogadores entre equipes
Art. 13o.- Cada time deverá se apresentar com seu próprio uniforme ou utilizar o colete do Espaço Criança Esperança
Art. 14o.- Um atleta poderá ser incluído na equipe durante a competição, desde que a relação de atletas esteja incompleta.
Parágrafo Primeiro – Não poderá haver qualquer tipo de alusão político-partidária nos uniformes dos atletas e demais componentes. Nem mesmo nome de pessoas, mas tão somente de empresas ou instituições legalmente constituídas.
Parágrafo Segundo – A escolha do nome da equipe é livre excetuando-se nomes que incitem a violência, atentatórios aos direitos humanos, de conteúdo discriminatório racial, social, religioso ou político, bem como aqueles que violem a legislação vigente.
Título V – Das Inscrições
Art. 15º - As inscrições serão realizadas do dia 04/03 ao dia 16/03 na Coordenação do Espaço Criança Esperança com o professor Antonio ou Adailton,.
Art. 16º - A inscrição deverá ser efetuada pela equipe, com a respectiva assinatura do responsável pela equipe, que será inscrito como tal junto a organização da Copa Jovem de Futsal 2009.
Art. 17º - No dia do Congresso Técnico (dia 23/03 às 18h) o responsável receberá a relação nominal de atletas que deverá ser entregue, devidamente preenchida no dia do primeiro jogo.
Parágrafo Primeiro - Os participantes da Copa Jovem de Futsal 2009, autorizam a veiculação de sua imagem nos meios de comunicação
Título VI – Dos Documentos
Art. 18º - As equipes deverão apresentar documento que comprove a identidade de cada jogador, que ficará registrado na relação nominal, como liberado para jogo.
Parágrafo Primeiro – Os documentos apresentados na Copa anterior, sob a guarda da Coordenação do Torneio, valerão para esta Copa.
Art. 19º - A Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009, caberá o controle dos documentos de atleta e do responsável das equipes. Só poderão jogar os atletas que apresentarem os documentos exigidos, antes da 1º partida em que atuarem .
Título VI – Das Especificações Técnicas
Art 20° - Os jogos serão disputados segundo as regras do desporto (futsal), salvo as modificações determinadas neste regulamento.
Art.21° - Os jogos terão a seguinte duração: Categoria Infantil – 2 tempos de 15 min. corridos, só parando o cronômetro em pedido de tempo das equipes ou do juiz. Categoria Juvenil – 2 tempos de 20 min. corridos, só parando o cronômetro em pedido de tempo das equipes ou do juiz
Art. 22º - As equipes tem a obrigação de fornecer a numeração dos uniformes antes de cada jogo. Em caso de troca o jogador deverá se apresentar a mesa antes de entrar em quadra, comunicando a troca, sob pena de receber um cartão amarelo (caso não comunique a troca).
Art. 23º - A equipe que se apresentar a mesa de jogo, devidamente uniformizada, até o horário estabelecido na tabela ganhará 1 (um) ponto extra.
Art. 24º - A equipe que não se apresentar em condições de iniciar a partida até 10 minutos após o horário de seu jogo na tabela, sofrerá W x O , perdendo com placar de 3x0.
Art. 25º - Nenhum jogador ou responsável expulso ou suspenso de uma partida poderá permanecer no banco da equipe durante o jogo.
Art. 26º - As equipes tem o direito de pedir 1 tempo técnico a cada meio tempo de jogo.
Art. 27º - Um atleta com idade de uma determinada categoria, poderá participar da categoria imediatamente acima da sua, não sendo permitido, em hipótese nenhuma, jogar na categoria inferior (ex. jogador infantil pode jogar no infanto, mas jogador do infanto não pode jogar no infantil)
Título VII – Da Arbitragem
Art. 28º - A arbitragem será feita por pessoas indicadas pela Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009 do Espaço Criança Esperança Cantagalo, Pavão/Pavãozinho,
Art. 29o – Não cabe veto a arbitragem por parte das equipes.
Título VIII – Código Disciplinar e Penalidades
Art. 30o.- O Código Disciplinar é o conjunto de penalidades a serem aplicadas, a partir das seguintes atitudes registradas em súmula:
· Expulsão em situação de jogo, conforme as regras do futsal, com cartão vermelho – suspensão automática de 1 jogo
· Expulsão por agressão física – suspensão mínima de 3 jogos e máxima de exclusão do torneio, conforme decisão da Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009
· Agressão física aos árbitros ou mesários - exclusão do torneio
· Agressão verbal a outro atleta ou aos árbitros – suspensão de 1 a 3 jogos, conforme decisão da Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009.
· Atos de Indisciplina Contra o patrimônio – mínimo de 2 jogos e máximo exclusão do torneio, podendo variar conforme julgamento da organização.
· Atraso da equipe superior a 10 minutos – perda da partida por W x O (derrota por 3x0)
Art. 31º - Todas as pessoas envolvidas no torneio obrigar-se-ão a respeitar princípios esportivos estabelecidos pela respectiva regra desportiva em vigor, bem como as normas disciplinares deste regulamento, podendo ser desclassificada automaticamente a equipe que infringir qualquer item do regulamento.
Art. 32º - Não cabe recurso contra as decisões da Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009.
Art. 33º - Em caso de denúncia contra as normas estabelecidas, cabe ao denunciante apresentar as provas a Comissão Organizadora da Copa Jovem de Futsal 2009, no prazo de 48 horas após o registro, cabendo a Comissão de Organização a forma de punição.
Título IX – Das Premiações
Art. 34º - Serão premiadas com medalhas e troféus as equipes que obtiverem a 1ª colocação, 2ª colocação e 3º colocação, em cada categoria, na Copa Jovem de Futsal 2009 do Espaço Criança Esperança Cantagalo, Pavão/Pavãozinho.
Título X – Disposições Finais
Art. 35º - Os casos duvidosos ou omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da Copa Jovem 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário